A tecnologia tem sido uma grande aliada para a construção civil nos últimos anos e o BIM para arquitetura e engenharia tem sido uma dessas funcionalidades. Mas o que isso significa e como isso pode ajudar nos projetos de obras feitos pelos profissionais da construção?
BIM nada mais é que a abreviatura de Building Information Modeling, ou Modelagem de Informação da Construção, traduzindo para o português. Isso nada mais é que um sistema que trabalha com o conceito virtual da edificação, proporcionando que engenheiros e arquitetos possam criar projetos e testar todas as ações de maneira mais rápida e eficaz.
Isso acontece devido a automatização de uma série de cálculos e etapas do projeto da obra que o BIM proporciona. Além disso, todas as informações conseguem ser geridas por meio de sistemas que vão muito além do conceito geométrico (altura, comprimento e espessura de uma parede, por exemplo).

Quer entender um pouco mais sobre este assunto? Continue a leitura deste artigo da House e Design.
Onde podemos aplicar o BIM?
O sistema BIM para arquitetura também permite o manejo de outras informações, como:
- Material de composição da parede;
- Acabamentos usados na obra;
- Peso do metro quadrado;
- Custos e prazos da obra;
- Materiais necessários para a construção.

Assim, o BIM consegue integrar e remodelar de forma automática todas as informações quando uma variável é alterada. Ou seja, todas as informações em uma construção ficam integradas seguindo uma sequência lógica, atualizando automaticamente outras informações como quantidade de material necessário, custo e prazo da execução.
Mas o que é o BIM para arquitetura?
Antes de aprofundarmos o que de fato é o BIM para arquitetura, o ideal é entender o que não se enquadra neste conceito. O BIM não é um substituto de programas tradicionais para projetar as obras.
Ou seja, BIM não é um software. BIM é um sistema que pode ser integrado a todos os softwares usados por engenheiros ou arquitetos de forma complementar, facilitando o trabalho destes profissionais.

O sistema BIM vem sendo integrado a estes softwares, tornando o trabalho mais eficiente, reduzindo custos e aumentando a velocidade na tomada de decisão e na execução dos projetos com a automação de todos os dados inseridos com suas variáveis.
Isso caracteriza o BIM para arquitetura. Ele é um agente automatizado e inteligente capaz de facilitar a edição de desenhos, documentos e outros elementos.
As vantagens do BIM para arquitetura
Também vale destacar todo o tempo economizado com a eliminação da necessidade de realizar novos cálculos a cada alteração de parâmetros. Pelo BIM para arquitetura o orçamento do projeto também fica mais assertivo e os erros de cálculo são complemente diminuídos, automatizando análises, atualização de documentos e, até mesmo, a logística de construção, operação e manutenção e mais.
Desta forma, conseguimos compreender que o BIM para arquitetura pode ser entendido como ambiente virtual da construção, atuando de forma controlada, podendo corrigir erros e fazer ajustes sempre que for necessário. Além disso, é possível usar o BIM para arquitetura como importante aliado em:
- gestão eficaz de risco;
- gerenciamento de instalações;
- criação de protótipo virtual;
- ampliação da precisão e integridade de um projeto e mais.

Como funciona o BIM para arquitetos?
Alguns softwares dos mais famosos e usados por profissionais da construção já permitem que o usuário faça o upload de seus catálogos de produtos para o uso com o BIM.
Ao fazer o upload desse catálogo de produtos em um software que usa o sistema BIM para arquitetos, o usuário consegue ter acesso a funcionalidades que permitem a criação e gestão estratégica de ambiente, ainda em sistema virtual.
Esses pontos de cada item contribuem para a criação de um espaço virtual que será reproduzido no ambiente físico, com uma visão ainda mais estratégica de cada escolha e do seu resultado.
Se você procura fazer o projeto de construção do seu imóvel da forma mais assertiva e profissional possível? Entre em contato com a House e Design, um escritório de arquitetura e engenharia, especialista em projetos inovadores e únicos. Clique aqui para saber mais.
Deixe uma resposta