Na hora de decorar seu imóvel é necessário pensar muito bem na combinação de cores que vai ser feita. Escolher bem os tons impacta e muito no bem-estar, impactando diretamente nas sensações e emoções de quem estiver no local. Porém, isso vai muito além das cores das paredes e tetos. O artigo de hoje vai abordar como você pode complementar as cores para sua residência.
Fazer um projeto de decoração que harmonize todos os elementos do ambiente é fundamental. Portanto, se você está pensando em fazer algo diferente em seu lar, acompanhe este artigo até o fim e entenda como a harmonização de cores pode influenciar seu bem estar e as melhores dicas para fazer isso. Vamos nessa?

A importância das cores no ambiente
Um ambiente com a decoração pensada com a combinação correta de cores deixa o local mais bonito e agradável. Os tons corretos de cores, além de influenciarem na questão de bem estar e sensações, podem interferir na percepção de espaço do ambiente.
Exemplo disso são que as cores claras dão a impressão de que o lugar é mais amplo, enquanto as escuras causam a sensação de que o local é menor. Além disso, especificando ainda mais as tonalidades e cores, o ambiente pode ser mais alegre, vibrante ou até mesmo passar sensações de tranquilidade.
Por isso que o ideal é equilibrar as tonalidades usando o que chamamos de temperatura com as percepções que causam.
Um projeto como este deve levar em consideração a luminosidade das cores, para não ficar muito escuro ou muito claro um ambiente e, assim, evitar o efeito de desconforto visual.
Para fazer isso, o primeiro passo é pensar na cor das paredes, pois elas ocupam a maior área de um ambiente. Pense que as paredes são como o fundo de todo o local e servirão como base dos tons dos demais elementos. Isso conta também para os pisos ou tapetes. Uma regra chamada de 60-30-10 ajuda muito:
- 60% para a cor principal e mais neutra – revestimentos e paredes;
- 30% para uma cor secundária – estofados, móveis e tapeçaria;
- 10% para um tom mais vibrante – detalhes e objetos decorativos.

Como combinar cores na decoração?
Para fazer uma composição harmônica é necessário, primeiro, definir qual estilo decorativo é o ideal para sua personalidade. Isso ajuda na escolha de cores como nos demais elementos do ambiente. Você pode escolher entre diversos tipos, dentro do que mais se encaixa em seu perfil.
Cada um desses conceitos conta com uma paleta própria de tonalidades e saber usar o tom sobre tom é uma excelente solução a quem não deseja misturar cores no mesmo local.
Cores complementares
O círculo cromático é uma ferramenta excelente e muito utilizada pelos profissionais de decoração. Ele é composto por doze cores e chamamos de complementares as que se encontram em lados opostos.
Por exemplo, a cor complementar do laranja é o azul, do verde é o vermelho. Então, se uma das suas paredes é verde-claro, invista em tons de vermelho nos detalhes, como almofadas, objetos decorativos, luminárias, molduras de espelhos, entre outros.

Combinação de três cores
Aqui reunimos três tons diferentes (tríade) que estão distantes uma das outras dentro do círculo, porém em distâncias iguais (de quatro em quatro). Um dos esquemas é azul, vermelho e amarelo. Apesar de serem cores que criam um grande contraste, a vibrante combinação é bastante harmônica.

Combinações análogas
Combinações de duas até cinco cores que estão uma ao lado da outra no círculo cromático. O resultado cria um efeito de calmaria, além de continuidade, o famoso degrade. Apesar de poder combinar até cinco diferentes tons, é indicado utilizar apenas até três cores para não perder o foco.

Combinação em fenda
Lembra um pouco o primeiro esquema que combina cores do lado oposto do círculo. Esta combinação consiste em escolher uma cor primária e duas complementares. Os dois tons devem estar opostos à cor primária, por exemplo, violeta, amarelo e verde. Menos intenso que a combinação de três cores, este esquema conta com um leve contraste.
Combinação de quatro cores
As cores círculo cromático podem ser ligadas pelas pontas de um retângulo, ou seja, o esquema consiste em uma cor primária, duas complementares e mais uma que proporciona um destaque maior entre as outras três. O resultado é uma composição bonita, colorida e cheia de sincronia.
Combinação de quatro cores em quadrado
Usando quase o mesmo esquema da combinação anterior, esta composição consiste nas quatro cores ligadas pelas pontas de um quadrado, sendo assim, de três em três tons seguindo o círculo cromático (deixando sempre a mesma distância). A combinação concede ao espaço uma atmosfera de vivacidade e um toque de descontração por meio de sua paleta colorida.
Conclusão
Por isso é importante sempre planejar a decoração do seu imóvel. Além de valorizar o local, a escolha correta de cores ajuda a deixar o local mais bonito e agradável.
Sempre que desejar fazer uma reforma, conte com a ajuda de um profissional capacitado. Escritórios de arquitetura e engenharia, assim como a House e Design, são os mais indicados, pois fazem o trabalho completo de todas as etapas deste projeto.
Deixe uma resposta