Quem não sonha com um lar bem planejado e organizado? Ter a casa bem arrumada vai muito além de ter tudo bonito e um bom resultado final passa pela importância da distribuição dos móveis. Mas como isso deve ser feito?
Um lar bonito e arrumado tem como premissa englobar uma série de elementos. Quando um arquiteto planeja um espaço, tem de pensar no seu tamanho e todos os móveis e elementos que estão neste lugar.
Para que tudo ocorra bem, o responsável pelo projeto deve pensar na escolha do estilo dos móveis e seus materiais, pensando sempre na distribuição dos móveis. Porém, como isso impacta tanto no resultado final, passando pela organização e aproveitamento da casa?
A House & Design preparou este artigo que vai tirar todas suas dúvidas a respeito deste assunto.
Qual a importância da distribuição dos móveis no lar?
Saber como organizar os móveis de uma casa é o primeiro passo para começar o planejamento de um espaço. Quando este projeto é bem pensado, levando em conta a distribuição dos móveis, garante um local mais equilibrado, prático e com a noção correta de espaço que este ambiente deve ter, seja ele grande ou pequeno.

Por isso, podemos dizer que a importância da distribuição dos móveis passa por saber entender o espaço que as peças ocupam e como isso vai interferir na vida dos moradores do lar. Além disso, móveis mal distribuídos brigam com toda a decoração.
Porém, alguns passos podem ajudar a você não ter esses pequenos erros no decorrer do caminho. Quer saber mais? Continue a leitura!
Planeje tudo o que for feito
Sempre dissemos em nossos artigos sobre como o planejamento correto pode interferir no andamento completo da obra e na decoração. Também indicamos sempre contar com ajuda profissional para que tudo seja feito corretamente.
Sendo assim, vamos seguir com este pensamento: o primeiro passo é medir tudo o que envolve este projeto, seja o espaço, tamanho dos móveis ou peças que façam parte da decoração. Isso também vale para os pontos de onde saem as portas e janelas.
Depois disso, se você tiver a possibilidade de contar com uma equipe de arquitetos, peça para estes profissionais testarem as opções e como a distribuição dos móveis pode ser feita.
Um profissional da área será capaz de colocar todo o projeto com bases na planta baixa e com as medidas. Com a simulação de várias opções incluindo o mobiliário fica possível ter a noção de como o projeto final poderá ficar.

Elementos de destaque podem ajudar
Valorizar os pontos focais pode ser interessante caso não tenha uma ideia por onde começar. Eles são os elementos de destaque de cada cômodo, aqueles que atraem o primeiro olhar ao adentrar neste local.
Estes pontos podem ser variados e diferentes dependendo do cômodo da casa. Em cômodos grandes ou pequenos, a disposição de móveis sempre terá melhores resultados quando iniciada com peças maiores. Isso acontece porque elementos de grandes dimensões são mais difíceis de encaixar em uma composição já pronta.
Pense na praticidade
A importância da distribuição dos móveis passa por deixar o ambiente equilibrado, pensando nos espaços ocupados e também nos que ficarão livres. Uma medida segura e que costuma funcionar na maioria dos casos é deixar pelo menos 90 cm de distância entre um móvel e outro.
O excesso de peças causa uma sensação desconfortável que não valoriza o cômodo e ninguém quer isso na hora de estar pensando na casa perfeita, não é verdade?
Conclusão
Como indicamos acima, ter um profissional da área de decoração ajuda e muito na hora de fazer um ambiente, pensando sempre na distribuição de móveis. A House & Design oferece a melhor opção de projetos que são feitos exclusivamente para cada cliente, com profissionalismo e pensando em realizar o sonho de cada cliente.
Aqui você pode conhecer nossos projetos finalizados e em andamento.
Deixe uma resposta