A construção civil tem crescido muito no Brasil ao longo dos anos e hoje é uma das principais forças do nosso setor econômico. Somos característicos, historicamente falando, por ser um país de inovação neste ramo, com grande obras e profissionais guiando a gente ao destaque mundial na categoria. O assunto de hoje traz mais um item para este setor: os benefícios da construção sustentável.
Como já abordamos acima, a construção civil é responsável por movimentar nosso Produto Interno Bruto (PIB), gerando emprego e inovação no mercado. Esse mercado agora agora faz do uso das tecnologias ambientais – seguindo por uma linha sustentável – com o objetivo de se desenhar um cenário de construção com o objetivo de construir imóveis com o mínimo impacto ambiental possível.
O nosso artigo vai trazer as vantagens que estão ligadas a este conceito sustentável e seus principais benefícios a longo prazo.

O conceito de construção sustentável
A construção civil é o setor que mais gera resíduos sólidos no mundo todo, um número que representa cerca de 50% de toda a produção mundial. Com tanto resíduo, fica claro que o resultado é de grande prejuízo ao meio ambiente, assim um gasto maior de tempo e dinheiro, os quais podem ser melhor aproveitados.
Partindo deste cenário que nos últimos anos ganhou espaço a ideia de construção sustentável. Mas o que é seria este conceito?
Primeiramente, a construção sustentável é uma forma que serve para repensar e otimizar os recursos naturais em obras modernas. Este conceito já surge como necessário para a qualidade de vida, inovação e o bem-estar das pessoas, sempre visando a preservação ambiental. Isso ainda vai além, pois o conceito busca o uso inteligente dos materiais com a máxima eficiência e o menor desperdício.
No Brasil, destaque mundial no setor de engenharia e arquitetura, os profissionais já buscam aliar seus trabalhos à essa tendência. Já somos o 4º lugar no ranking dos 10 principais países que mais desenvolvem construções sustentáveis, com certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design – Liderança em Energia e Design Ambiental, em português), conforme aponta a pesquisa realizada pela U.S. Green Building Council (USGBC), em 2018.
Como fazer uma construção sustentável?
Uma construção sustentável se torna viável desde o momento da escolha dos materiais de construção, também aliando ao planejamento de obra com foco na sustentabilidade, até a estrutura e a decoração dos ambientes.
Exemplo disso são projetos que planejam janelas de forma que otimizam o aproveitamento de luz, calor e ventilação natural. Um projeto como este, posteriormente, vai levar a menores gastos de energia, além de iluminação e de climatização.
Em relação aos materiais, a busca é utilizar algo que esteja aliado às tendências e inovações reconhecidas por profissionais no mundo todo. Busque algo que seja reciclável ou que tenha um processo de fabricação com selo verde.

Os benefícios da construção sustentável
A indústria da construção sustentável se desenvolve cada vez mais financeiramente, movimentando trilhões de dólares todos os anos. Essa tendência é o melhor negócio no segmento imobiliário, visto que agrega valor ao imóvel e traz economia nos custos das obras. A própria Fundação Getúlio Vargas (FGV) demonstrou em estudo que a certificação LEED valoriza em média 4% a 8% o aluguel por metro quadrado de um imóvel.
De fato, são inúmeros os fatores que podem contribuir como benefícios da construção sustentável. podendo ir, além de setores ambientais, até mesmo econômicos e os socioculturais. Dentre as vantagens, podemos listar os seguintes pontos, de médio e longo prazo:
- Redução de uso de matéria prima trocando alguns materiais por outros mais sustentáveis;
- Otimização do uso insumos e recursos, ocasionando no menor desperdício de materiais;
- Diminuição da geração de resíduos sólidos;
- Redução na geração de resíduos sólidos;
- Economia de custos de manutenção;
- Menor gasto com mão de obra, pois os materiais são mais leves;
- Processo mais ágeis na construção;
- Menor impacto ambiental da construção sobre o meio ambiente.

Além de todos esses benefícios, há uma melhora posterior nos gastos com energia elétrica e com o gasto de água, pois uma construção sustentável busca fontes de energia alternativas, como o aquecimento solar de água e o uso de cisternas para utilização de águas de chuva para algumas atividades na casa.
Os custos de manutenção também são impactados pois, na construção sustentável, são utilizados materiais naturais, que demoram mais para se decompor e/ou estragar.
Conclusão
Para fazer um projeto pensando em sustentabilidade é importante procurar profissionais da área que busquem fazer tudo dentro das regulamentações necessárias e de acordo com as novidades no mercado. Para iniciar seu projeto sustentável agora mesmo, clique no botão abaixo.
Deixe uma resposta