Fazer qualquer reforma ou construção pode parecer muito complicado de início, mas o resultado final compensa qualquer coisa, não é verdade? Toda obra precisa ser feita com muito planejamento e de forma estratégica, para que o resultado final seja de acordo com o esperado pelo dono do imóvel. Dentre todos os detalhes envolvidos, escolher o revestimento para casa é um dos que surge como primordial.
Escolher o revestimento para casa corretamente tem papel fundamental na hora de limpar e manter o ambiente organizado, além de ter impacto no conforto térmico e acústico deste local.
Seja de porcelanato, cerâmico, vinílico, é importante saber o ambiente em que o revestimento será instalado. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura deste artigo para ter as melhores dicas para ajudar na escolha do revestimento ideal para o seu projeto.

O que é revestimento para casa?
Os revestimentos são os acabamentos de piso ou parede, também conhecidos como os famosos azulejos, pisos, porcelanatos, pastilhas, pedras, cerâmicas, dentre muitos outros tipos. Ele engloba todos os materiais que revestem a camada de alvenaria: cimento, blocos e etc.
Saber escolher bem o revestimento para o local impacta diretamente no resultado final que o ambiente terá, seja ele estético ou até mesmo para sua funcionalidade e manutenção futura.
Como o mercado oferece uma infinidade de tipos de revestimento para casa, eles variam muito nos materiais, assim como nos tratamentos e tecnologias.

Para escolher o revestimento para casa que seja ideal, é importante pensar em fatores como:
- Qual o uso do ambiente?
- Quem vai usar o ambiente?
- A função do cômodo
- Será dentro ou fora da residência?
- Nível de exposição solar que este local recebe
- Dentre outros.
Ficar atento a estes pontos garante que o resultado estará de acordo com a sua expectativa.
Entendendo a residência por áreas
A sua casa é um todo, que deve ser compreendida e separada por cômodos, cada qual com sua função diferente. Uma residência, normalmente, tem a área molhada (banheiros, cozinha e área de serviço), áreas íntimas (quartos) e área social (sala de jantar e estar, assim como corredores de acesso aos dormitórios).
Assim, cada área dessas pode receber um tipo diferente de revestimento, como:
- Áreas úmidas – revestimento antiderrapante;
- Áreas íntimas – podem receber revestimento de madeira, laminados e vinílicos, que oferecem conforto e elegância.
- Áreas sociais – porcelanatos e materiais mais pesados, pois são de mais fácil limpeza, por receber todas as visitas da casa.
A cozinha é um caso à parte

Como este cômodo possui uma série de peculiaridades, como vapor e umidade, o ideal é ter um revestimento resistente a essas condições. Desta forma, o ideal é escolher materiais como o porcelanato e cerâmica, mas que também podem ser mesclados com outros tipos de revestimento para casa.
Pensando em um projeto como um todo, sempre procure escolher um revestimento que siga a decoração do ambiente. Em uma cozinha tradicional, opte por materiais mais claros ou brancos. Se for mais alegre, pode escolher revestimentos com mais cores.
No entanto, como dissemos acima, o ideal é escolher um revestimento antiderrapante, além de não escolher um material rugoso, para evitar que a gordura fique grudada, de forma que facilite a limpeza.
O mais comum de ser encontrado na cozinha são os azulejos, mas também é possível ver o uso de vinílicos, que facilitam a limpeza. Em casos em que há a possibilidade de maior investimento, podemos encontrar pedras ou madeiras.
A área externa deve receber atenção
Para este local da casa, o ideal é seguir a característica do local. Em locais sem cobertura e abertos, opte por pisos antiderrapantes. Em locais cobertos e fechados, podemos encontrar o uso de porcelanatos e cerâmicos
As pedras também combinam com este ambiente, mas tornam muito difícil a manutenção e limpeza.

A mudança de revestimento para casa entre os cômodos
Se você optar pela separação de revestimentos entre ambientes, atente-se que o revestimento deve permanecer o mesmo até que haja uma separação física entre os cômodos, para criar uniformidade.
Caso os cômodos sejam separados por uma porta, há a possibilidade de escolher revestimentos diferentes de acordo com o objetivo final de cada ambiente.
Características como o clima interferem no revestimento para casa
Como vivemos em um país de proporções gigantescas, o ideal é pontuar que as nossas dicas devem levar em conta os diferentes climas nas mais diversas regiões. Por isso é fundamental escolher os revestimentos de acordo com o clima da região.
Cidades com o clima mais frio é fundamental ter a opção por pisos mais quentes para as áreas íntimas e sociais (madeira, vinílico e laminado), e pisos frios em áreas molhadas.
Nas cidades onde o clima predominante é o calor, é possível usar de pisos frios em todas as áreas. Desta forma, você pode escolher os porcelanatos e cerâmicos para quartos e salas, mantendo o conforto térmico de toda a casa.
Conclusão
Agora você já sabe mais sobre os tipos de revestimentos para casa e sabe onde aplicá-los, procure um profissional de arquitetura ou engenharia para fazer o projeto da sua obra.
A House & Design pode te ajudar! Entre em contato conosco para saber mais.
Deixe uma resposta